Nada acontece por acaso. Acredito cada vez mais nesta frase.
E nestes meses que estivemos confinados aprendemos lições para a vida. Para as colocar em prática diariamente. Para ver que sim, é possível ter mais tempo, ser mais dedicado e fazer o que sempre quisemos fazer e não tínhamos tempo, continuando a ser produtivo e reforçando certas rotinas que implementámos neste confinamento.
Manter a resiliência e o optimismo nos dias bons que virão. Permanecer seguro, continuar apreciar os pequenos detalhes que nos rodearam nestes meses de confinamento. Descobrimos coisas, começámos a apreciar outras e a ver com outros olhos.
Fomos obrigados a parar para reflectir e aprender a novas maneiras de ser e a fazer novas escolhas.
Aprendemos a manter a calma e confiar que tudo passará. A lista de hábitos a manter é grande mas acredito que cada pessoa terá a sua. Aproximamo-nos (ainda mais) das pessoas em casa tendo ainda oportunidade de fazer actividades no dia-a-dia. Comprámos menos e melhor, apoiando pequenos negócios e comerciantes, valorizando o trabalho de quem tinha mesmo de sair para trabalhar de forma a conseguirem satisfazer as milhares de pessoas que estavam em casa.
A organização do tempo, as mudanças de rotinas e divisão de actividades no dia-a-dia deu-nos espaço para conseguir aproveitar melhor cada dia. Desenvolvemos novos hábitos de aprendizagem, de trabalho e de conexão com o outro.
Podia frisar mais aspectos… mas estes dão que pensar, certo? A chave é mantê-los na nova rotina gradual!