Categorias

O crescimento do TikTok

Com a “missão de inspirar criatividade e trazer alegria”, o TikTok é uma plataforma de partilha de vídeos curtos, com variadas opções de edição, filtros, efeitos, dobragem de momentos virais ou sons mediáticos, imitações, momentos fun e interação com outros utilizadores.

O que é o TikTok?

Com a “missão de inspirar criatividade e trazer alegria”, o TikTok é uma plataforma de partilha de vídeos curtos, com variadas opções de edição, filtros, efeitos, dobragem de momentos virais ou sons mediáticos, imitações, momentos fun e interação com outros utilizadores. 

Existem os feeds: “Seguindo” e “Para você”, sendo que este último é uma forma de descobrir o que há de novo e os vídeos do momento. Isto leva os utilizadores a conhecerem um pouco de tudo, como vídeos de desconhecidos, e afasta a ideia base das redes sociais, onde vemos os conteúdos dos nossos amigos ou as páginas que escolhemos seguir.

Impacto comercial

Com os milhares de conteúdos com os quais somos bombardeados diariamente em todas as plataformas, cada vez é mais eficaz a comunicação através de vídeos curtos. Impactar em poucos segundos é o grande objetivo do momento.

A febre do TikTok está em força e começa também a atrair marcas que procuram publicitar os seus produtos e estar cada vez mais próximas do consumidor. Importante é entender que os conteúdos para esta plataforma não podem ser iguais aos que são feitos para o Instagram, o Facebook ou o Youtube. O TikTok comunica com vídeos rápidos e pretende chamar a atenção em poucos segundos, logo, estes vídeos têm de ser pensados e criados especificamente para esta plataforma, o que faz toda a diferença para que sejam bem-sucedidos e se tornarem virais.

Bloggers, influencers e figuras públicas rapidamente se renderam a esta plataforma e começaram a entrar no “jogo” das dobragens, danças, exibição de talentos, etc.

O crescimento

O TikTok tornou-se na terceira aplicação mais descarregada do mundo, com mais de dois mil milhões de downloads. Uma rede que nasceu na China em 2016, hoje tem escritórios em todo o mundo, incluindo Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim, Dubai, Mumbai, Singapura, Jacarta, Seul e Tóquio. Prevê-se que a aplicação possa vir a ultrapassar os gigantes das redes sociais.

A plataforma cresceu exponencialmente nos últimos meses, devido à crise pandémica que afeta o mundo inteiro e que obrigou parte da população a ficar em casa e a procurar vários tipos de entretenimento. 

Em Portugal, a aplicação está a crescer desde o final de 2019 e também a mudar o perfil dos seus utilizadores. Se começou por captar a atenção dos mais jovens, hoje cativa também utilizadores mais velhos, que adoram o formato e participam na nova dependência. Mas ainda mais de 70% dos utilizadores são jovens até aos 24 anos e a maioria do público é do sexo feminino.

Evan Spiegel, CEO do Snapchat, é fã do TikTok e afirmou publicamente que considera bem possível que o TikTok venha a crescer mais do que o Instagram, já que que o conteúdo fun e a descoberta de talentos começa a interessar mais do que “o que os amigos estão a fazer”. Diz ainda que o formato pode mesmo significar uma viragem nas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *