Categorias

Afinal o que significa um estilo de vida saudável?

Ter um estilo de vida saudável não se resume apenas a comer bem e fazer exercício físico. Apesar destes dois ingredientes serem essenciais para fazer o bolo, não são suficientes.

Atualmente, a saúde é um tema que preocupa muito a generalidade das pessoas, fazendo com que tenham mais cuidados e procurem ser o mais saudáveis possível. Apresentamos agora os ingredientes principais para manter um estilo de vida saudável:

Dieta Equilibrada

Não é sinónimo de dietas malucas ou dietas milagrosas. Uma alimentação saudável é composta por uma diversidade de alimentos muito grande, no entanto, devem ser nas proporções corretas. O objetivo principal é que as refeições que fazemos ao longo do dia nos mantenham saciados e nos proporcionem energia para todo o dia. É importante evitar as gorduras. Em vez de fritar, experimente cozer em água ou grelhar. Tente substituir o sal por outros temperos, como as ervas secas ou frescas. Dê asas à sua imaginação e cozinhe saudável com sabor.

Exercício Físico

A prática do exercício físico vai muito além de uma questão estética. Nem que sejam apenas 30 minutos de caminhada diária, o importante é dizer não ao sedentarismo. Sai do trabalho e sente-se muito cansado, certo?  A última coisa que lhe apetece fazer é exercício. Quer só chegar a casa porque não tem mais energia. Acredite, vai acabar e sentir-se renovado e com ainda mais energia. Se não quiser ir ao ginásio ou despender de tanto tempo em exercício pode simplesmente ir a pé para o trabalho ou deixar o carro um pouco mais longe para poder caminhar.

Equilíbrio Mental

A nossa saúde não está relacionada apenas com o exterior e com aquilo que podemos observar. O stress, a fadiga e a ansiedade são, entre outros, alguns dos sinais que indicam que o seu estado mental não é totalmente saudável. Tente exercícios como o ioga e a meditação para alcançar o equilíbrio que tanto procura. Ouvi dizer que quem experimenta não consegue deixar!

Atividade Social

A felicidade não se resume a cuidar de nós mesmos. Para sermos felizes precisamos de convivência e atividade social. O isolamento social pode levar a que as suas capacidades físicas e mentais se deteriorem e viva uma vida de infelicidade. Aproveite sempre que possa para conviver com os seus amigos e pessoas de quem gosta. Divirta-se e viva a vida.

Descanso

Uma noite mal dormida consegue estragar um dia todo. Ficamos mais impacientes, a nossa concentração perde-se e não temos vontade de fazer nada. É importante dormir entre sete a oito horas diárias para o cérebro descansar e ganharmos energia para o dia seguinte. Tente desligar antes de ir para a cama, evite aparelhos eletrónicos e abstraia-se de tudo ao seu redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *