Novas formas de promover experimentação

Como dar a conhecer a sua marca, promover experimentação e ainda ter repercussão digital

Como dar a conhecer a sua marca, promover experimentação e ainda ter repercussão digital

O covid-19 veio e pegou todo mundo de surpresa. Passado o lockdown na europa, nos vemos em um verão um tanto quanto atípico: viagens internacionais com restrições, cinemas e bares e fechados e os tão esperados festivais de música cancelados e adiados até 2021. A princípio muitas marcas perdem o seu ponto de contacto direto com o target, desde os principais patrocinadores de grandes eventos, até as pequenas ativações. Se o objetivo da ação for a experimentação, existem inúmeras formas de se ativar essa experiência e ainda ter reverberação no digital. 

Nas redes sociais, a sua marca disputa a atenção do utilizador com conteúdos feitos pelos amigos do seu taget e influencers que ele admira: fotos de amigos e familiares, pets e paisagens bonitas. Pensando nisso, a Webedia criou uma solução para que a sua marca esteja presente nos conteúdos dos amigos e familiares do seu target, através de uma estratégia de embaixadores da marca. 

Um novo contexto

Junto com os influenciadores digitais, emergiu um novo modelo, mais digital e diverso, de se conhecer novos produtos. Se antes tínhamos as marcas a investir muito dinheiro na mensagem “Compre meu produto”, hoje temos milhares de pessoas, com diferentes audiências a dizer “usei esse novo produto, eis o que eu achei”. Ao mesmo tempo que a marca perde o controle do que está a ser comunicado, o potencial desse novo mercado e nova forma de se conhecer produtos é imenso: 63%* dos millennials confiam mais em influencers ou em reviews de consumidores do que no que diz a publicidade de marca, 65%** dos consumidores dizem conhecer novos produtos semanalmente através dos influencers.

Tecnologia para uma nova solução

Foi pensando nesse modelo que desenvolvemos uma tecnologia exclusiva para que a marca seja a promotora dessa conversa e não fique a espera de que falem do seu produto (o que pode nunca acontecer ou até correr mal). O fundamento do Sampleo é muito simples: são selecionados nano-influencers, ou seja, pessoas comuns que são ativas nas redes sociais e influenciam seus pequenos nichos de contato. Esses nano-influencers aceitam o desafio de se tornarem embaixadores da marca, recebem o produto em suas casas e algumas missões, as quais são sempre associadas a posts nas redes sociais e maketing boca-a-boca. Além disso, fazemos um questionário interno para que os embaixadores deem seu feedback mais honesto e a marca passe a saber qual a verdadeira opinião dos utilizadores. 

As missões podem ser das mais diversas e são sempre propostas pela nossa equipa com base naquilo que são os objectivos da marca, passam por posts nas redes sociais, reviews e ratings em sites de e-commerce e outros, além de pequenos eventos e celebrações organizados pelos embaixadores para seus amigos. 

Conteúdo da comunidade

Além do maketing boca-a-boca essas missões têm como objectivo a geração de User Generated Content (UGC) que nada mais é do que os conteúdos, por vezes muito interessantes, que os usuários fazem dos produtos. Um estudo da Yex Costumer Data estima que os e-commerces que usam UGC em suas estratégias de comunicação viram sua taxa de conversão subir 111%. Além disso, uma estratégia de UGC pode agregar valor para as redes sociais da marca, pois gera identificação, podendo ser um ponto de partida para uma conversa com a comunidade.  

Mais do que uma plataforma de sampling. O Sampleo é uma tecnologia voltada para a geração de conteúdo e conversa sobre a sua marca. Afinal, quem melhor do que as pessoas que você admira para indicar uma nova série, um lugar giro para visitar, um produto ou um serviço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *