3 dicas para usar as Redes Sociais de forma segura

Passamos horas em frente ao ecrã, seja a trabalho ou nas horas vagas. Todos nós entramos pelo menos uma vez ao dia em alguma rede social, senão em várias. Vemos ali fotos e informações de toda a gente, todo tipo de notícia e conteúdo. Mas há um limite.

Passamos horas em frente ao ecrã, seja a trabalho ou nas horas vagas. Todos nós entramos pelo menos uma vez ao dia em alguma rede social, senão em várias. Vemos ali fotos e informações de toda a gente, todo tipo de notícia e conteúdo. Mas há um limite.

Nos dias de hoje a nossa exposição é grande, e há quem diga que não há mais privacidade. Você pode nem postar nada nas suas redes sociais, mas algum amigo vai te marcar em uma foto no Happy Hour da empresa, e logo os seus amigos e familiares vão saber onde você esteve.

Tem também sempre aquele tio que partilha fake news no Facebook, e a tia que acredita. Ou ainda pior, o tio que clicou no link, pegou vírus e passou para toda a lista de contactos. Logo todos os familiares estão com o vírus, e nem estamos a falar do Covid-19 !

E o clássico caso do amigo que teve o telemóvel roubado, e tinha lá todas as informações financeiras em uma conversa de Whataspp. No dia seguinte descobriu que usaram o cartão de crédito para comprar uma passagem para Nova York. Acontece.

Mas saiba que há maneira de limitar o riscos que corre com as redes sociais, e usá-las com cautela e parcimónia para que possa só extrair dela o que há de bom. Veja abaixo 5 medidas a tomar para ser mais seguro na net.

1 – Não acredite em tudo que vê.
Cuidado com perfil fake. Não conhece a pessoa que está solicitando amizade ? Não aceite. Estes perfils podem ter acesso a tudo que posta e usar isso de maneira ruim.
Não conhece o site de notícias postado pelo seu tio? Não partilhe. Procure checar as fontes e informações antes de passá-las para frente.

2 – Não clique em todos os Links sugeridos
Este é básico. Os vírus que danificam os seus computares e telemóveis estão por toda a parte, e quase sempre disfarçados de links interessantes. Não clique se parecer muito apelativo, ou se estranhar a pessoa que enviou.

3- Não tenha informações financeiras no telemóvel
Todos temos aplicações do banco e do cartão de crédito no telemóvel. Certifique-se de que são todas protegidas por senha. Não tenha dados pessoas em e-mails, conversar de Whatsapp ou redes sociais. Caso tenha o telemóvel roubado ou perdido, bloqueie imediatamente as aplicações.

Com estas dicas básicas, pode estar certo de que tem menos chances de cair no mundo obscuro das redes sociais, e continuar usando-as com segurança e responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *