Categorias

Volta à rotina: Dicas para a dupla jornada de pais e mães

Com a volta às aulas a dobrar a esquina, a volta à rotina cansativa e a dupla jornada de pais e mães é inevitável. Principalmente em um momento onde ficamos com as crianças em casa por longos 6 meses, pode ser mais difícil e desafiador pegar o ritmo novamente.

Com a volta às aulas a dobrar a esquina, a volta à rotina cansativa e a dupla jornada de pais e mães é inevitável. Principalmente em um momento onde ficamos com as crianças em casa por longos 6 meses, pode ser mais difícil e desafiador pegar o ritmo novamente.

Devido a pandemia do Covid-19, tivemos longos meses de crianças confinadas em casa, cheias de energia e pais em teletrabalho. Não foi fácil se adaptar ao novo ambiente, as divisões de tarefa e de tempo, achamos que não íamos mesmo conseguir. Mas depois de algumas semanas a coisa se ajeitou e conseguimos até ver o lado bom: acabar de trabalhar e já estar em casa, almoçar com os filhos, ter mais tempo para cozinhar e brincar.

Com a chegada do verão chegou, e com ele as férias, nos esquecemos de tudo isto. Pudemos aproveitar os dias de sol e calor com os míudos na praia e relaxar um pouco em tempos tão incertos.

Agora nos deparamos com um momento de retomada da vida que ficou esquecida lá no início do ano, antes da Pandemia e do confinamento. Mesmo ainda com muitas diferenças e restrições para garantir a saúde e segurança de todos, estamos a chegar mais perto da vida que tínhamos. E essa readaptação pode ser ainda mais complexa do que primeira. Mas com algumas dicas de organização e gestão, de tarefas tudo pode ser mais fácil. Abaixo pode ver algumas ideias para começar a colocar em prática já, e ter um dia a dia mais leve.

1 – Planeia a ementa dos jantares
Se quer ter uma semana tranquila e sem surpresas, planeia cada dia. Faça a ementa da semana para os jantares, e escolha um membro da família para ser responsável a cada dia. Faça as compras já com base nesta lista para que não falte nada. Desta forma evita aquele drama de fim do dia “O que é que vamos jantar ?” e acaba por fazer omelete pelo terceira vez na semana.

2 – Organiza as actividades suas e de seus filhos
Quem busca a Maria na escola na quarta-feira ? E quem leva o João na natação ? Vão dormir na casa dos avós? E que horas vai fazer a aula de yoga ? Resolva tudo antes da semana começar, assim vai conseguir gerenciar melhor os tempos, definir os momentos que tem para si, e até marcar reuniões de trabalho de acordo para que não conflite com a sua agenda pessoal.

3- Divida as tarefas
Ninguém dá conta de tudo sozinho. E afinal, moram mais pessoas nesta casa, certo ? Se tem filhos com mais velhos, ele podem realizar algumas tarefas básicas da casa que são de grande valia: varrer a sala, lavar os pratos, recolher a roupa do estendal, guardá-la no armário. Você também não precisa ser o Chef todos os dias, deixei sua esposa ou marido cozinhar algumas vezes por semana. Com um pouco para cada um, não fica muito para ninguém.

4 – Relaxa e aproveite.
Nem tudo vai sair como planeado. Sua casa não vai estar sempre limpa, e nem sempre terá legumes no jantar. As vezes pode não dar tempo de fazer o Yoga, e todos nós já mandamos o miúdo para escola sem o uniforme alguma vez. E está tudo bem. Viver com as imperfeições faz parte da vida de todos os pais e mães, aprenda também a relaxar a aproveitar os curtos momentos com a crianças no fim do dia, e não deixe de fazer o Happy Hour do trabalho alguma vez no mês, faz bem a todos.

A nossa vida é a nossa rotina, tem de ser leve, divertida, feliz. Aprender com os erros, e apreciar as imperfeições. Acredite, há beleza no caos. É só treinar o olhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *