Reels: o concorrente do Tik Tok?

O Reels apareceu este ano, em Agosto, e veio fazer frente ao Tik Tok, mas será que conseguiu?

O Reels apareceu este ano, em Agosto, e veio fazer frente ao Tik Tok, mas será que conseguiu?

O Instagram, uma das empresas do Facebook, decidiu dar mais um passo no mundo digital e criar uma nova funcionalidade para os seus consumidores: o Reels. Esta funcionalidade consiste em criar vídeos curtos de 15 segundos, mas com todas as ferramentas de edição necessárias, tal como o Tik Tok já vinha a fazer há algum tempo. Já conhecemos a rivalidade do Instagram com outras aplicações há algum tempo. Quando o Snapchat apareceu, o Instagram rapidamente criou a funcionalidade de Story para enfrentar este concorrente. E, verdade seja dita, que conseguiu. Hoje o Instagram tenta enfrentar o Tik Tok, mas será que vai conseguir?

O Reels veio facilitar a vida a muitos criadores de conteúdos digitais, pois permite a publicação de mais conteúdos e a facilidade de criação dos mesmos. O Instagram parece ser agora dominado por vídeos, que pelo que é dito é o seu objectivo.

Notamos que o Reels tem um destaque no separador Explorar, por ser uma ferramenta nova. E é possível, para quem tem conta privada escolher se quer que os seus vídeos apareçam no separador Explorar ou não. Para quem tem conta pública isto acontece automaticamente.

Pontos menos positivos

Pontos menos positivos sobre esta nova funcionalidade, na minha visão. Primeiro acho que os vídeos são muito curtos, ao contrário do Tik Tok onde é possível fazer vídeos de 15 a 60 segundos, o Instagram só permite vídeos de 15 segundos o que limita os conteúdos dos seus usuários. Outro ponto é o facto de os vídeos do Reels não ficarem na grelha pessoal, aparecem no feed, mas não fica no mosaico.

O Tik Tok foi a 3ª aplicação mais descarregada em 2019 e, em 2020, ganhou uma nova força ultrapassando assim o Facebook e o Instagram que já lideravam há alguns anos. Hoje, a startup ByteDance, criadora do Tik Tok é a startup mais valiosa do mundo. Mas a questão continua: Reels ou Tik Tok? Os números não mentem e o Tik Tok supera o Reels com 1,5 bilhões de usuários. Agora se o Tik Tok é melhor que o Reels aí já é uma questão de gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *